A parceria firmada entre o Brasil e a Suécia por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), prevê lançamento de chamada conjunta Brasil-Suécia de pesquisadores convidados em fevereiro de 2021, com foco na área de Ciências da Vida.

A chamada para pesquisadores das áreas de Medicina e Saúde e Ciências Naturais, aprovada neste mês pela diretoria executiva do CNPq, prevê a concessão, pelo conselho, de até cinco bolsas na modalidade de Pós-Doutorado no Exterior (PDE), com vigência de até 12 meses e implementação a partir de junho de 2021.

Pelos termos acordados para a Chamada Conjunta Brasil-Suécia de Pesquisadores Convidados, a Suécia também financiará até cinco bolsas na modalidade de Pós-Doutorado no Exterior. A primeira Chamada terá submissão de propostas realizada exclusivamente pelo sistema sueco.

Segundo o CNPq, o investimento total do governo federal está previsto em R$ 1 milhão. Os recursos serão oriundos da ação orçamentária Cooperação Internacional em Ciência, Tecnologia e Inovação.

Cooperação internacional em Ciência e Tecnologia

Nos últimos anos, a cooperação em Ciência e Tecnologia desenvolvida entre Brasil e Suécia tem sido bastante consistente, em especial na área de Aeronáutica.

Em 2017, ocorreu o lançamento de chamadas para bolsas de PDE e de Doutorado-Sanduíche (SWE), no âmbito de parceria firmada pelo CNPq com o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB). Na área de Aeronáutica está previsto também o seminário de transbordamento tecnológico do avião de caça GRIPEN.

🔊 Com informações do CNPq.
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *