Apresentação

A revista eletrônica Ciência UFPR foi projetada, desenvolvida e é atualmente mantida pelas equipes de jornalismo e de design da Superintendência de Comunicação Social (Sucom) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A ideia do veículo é ser uma engrenagem no motor da divulgação científica brasileira, disseminando a produção de conhecimento promovida pela UFPR, e usando para isso linguagem e recursos do jornalismo de ciência.

Histórico

O site surgiu a partir da revista de mesmo nome, lançada em 2016. A primeira edição da Ciência UFPR, produzida na então Assessoria de Comunicação Social (ACS) da universidade — atual Sucom —, saiu em março de 2016, com tiragem de 5 mil exemplares e uma apresentação: ser “o veículo de divulgação científica da UFPR”.

Na época, a revista dividia com a publicação Notícias da UFPR o espaço de impressos produzidos pela comunicação da UFPR, ambos com periodicidade semestral.

Em janeiro de 2018 começou um processo de reformulação gráfica e editorial da revista, em um esforço conjunto de jornalistas e designers da Sucom. A ideia era realinhar decisões editoriais — consolidando o foco na ciência, delimitando os espaços para opinião em entrevistas, colunas, resenhas e perfis históricos, e experimentando novas editorias — e modernizar o projeto gráfico, com nova identidade.

Foi encaminhado no mesmo ano a pesquisa para o projeto do site da publicação, para que ela se tornasse uma revista eletrônica, com os suportes tecnológicos necessários para isso e alcance internacional (por meio de uma edição em inglês). O projeto considerou as necessidades na área de comunicação manifestadas pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da UFPR.

Em dezembro de 2018, foi criado o domínio www.ciencia.ufpr.br pelo Centro de Comunicação Eletrônica (CCE) da UFPR, hoje Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Agtic), hospedadora do site. Assim começou o desenvolvimento do site, que foi capitaneado pela unidade de jornalismo da Sucom.

O lançamento da revista eletrônica ocorreu em dezembro de 2020, no aniversário de 108 anos da UFPR.

Missão

Proporcionar suporte para a produção contínua de conteúdo de divulgação científica da UFPR, permitindo que o conhecimento sobre ela chegue à sociedade e, assim, ajude a fortalecer a cultura científica e a percepção sobre sua importância.

Visão

Permitir a continuidade da cobertura jornalística de qualidade sobre a ciência produzida pela UFPR, auxiliando para que seja vista como uma prioridade da área de comunicação e um diferencial da instituição.

Valores

Partimos do princípio de que a universidade pública é o carro-chefe da ciência no Brasil, tanto na produção de conhecimento como na formação de recursos humanos para a ciência, assim como espaços plurais e capazes de promover debates qualificados. Adotamos bom jornalismo, dedicação, ética e transparência.

ISSN

Versão eletrônica: 2675-9756

Versão impressa: 2447-9241