Ilustração: pikisupestar/Freepik

Lançadas na última terça-feira (22), as chamadas de concessão de bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) e Produtividade em Pesquisa Sênior (PQ Sênior) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) terão período para submissão de propostas entre os dias 30 de junho a 16 de agosto.

As íntegras da Chamada PQ e da Chamada PQ Sênior já estão disponíveis no site do CNPq.

As propostas deverão ser encaminhadas ao CNPq pela internet, por meio de formulário na Plataforma Integrada Carlos Chagas.

Na descrição do CNPq, as bolsas de produtividade buscam reconhecer pesquisadores que possuem produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas áreas do conhecimento. A bolsa sênior é destinada a lideranças nas áreas.

Resultado preliminar deve ser divulgado em dezembro

De acordo com os editais, a divulgação do resultado preliminar do julgamento no Diário Oficial da União (DOU), por extrato, e na página do CNPq na internet está prevista para 8 de dezembro.

O prazo recursal termina em 20 de dezembro. O resultado final sai em 9 de fevereiro de 2022.

No caso da Chamada PQ, o CNPq divulgou que serão reservados R$ 403 milhões em recursos do orçamento do conselho. As bolsas seniores terão R$ 4,3 milhões.

🔊 Com informações do CNPq.
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *