Concessões de bolsas de doutorado e pós-doutorado no exterior é o objetivo da Chamada 26/2021, lançada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com prazo de submissões até o próximo dia 30 de março.
Segundo o órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, a chamada abrange as bolsas nas modalidades Doutorado-Sanduíche no Exterior (SWE) e Pós-Doutorado no Exterior (PDE).
Acesse aqui a chamada na íntegra. A divulgação do resultado preliminar está prevista para 13 de maio.
Os projetos devem ser submetidos pelo coordenador, que poderá solicitar até R$ 300 mil em bolsas a serem indicadas posteriormente. Serão destinados, ao todo, R$ 25 milhões em recursos.
Edital busca protagonismo de projetos de pesquisa
De acordo com o CNPq, a iniciativa garante a concessão das bolsas SWE e PDE vinculadas a projetos de pesquisa, fortalecendo o componente institucional e a cooperação internacional entre grupos de pesquisa brasileiros e estrangeiros.
O conselho também informa que os projetos serão julgados considerando o rigor e o método científico, bem como outros conceitos fundamentais para a produção do conhecimento científico de excelência.
Ainda segundo o CNPq, a chamada para bolsas no exterior complementa a chamada de bolsas no país, também com prazo aberto, em substituição à antiga Chamada de Bolsas Especiais.