Serrapilheira lança edital com inscrições de projetos de jovens cientistas até 26/11
Ilustração: macrovector/Freepik

Estão abertas as inscrições para a 5ª chamada pública de apoio à ciência do Instituto Serrapilheira, voltada a jovens cientistas que desenvolvam pesquisas originais, ousadas e que tragam uma contribuição nova nas áreas de ciências naturais, ciência da computação e matemática.

As pré-propostas podem ser enviadas até 26 de novembro (acesse o edital e o link para inscrições aqui).

Segundo o instituto, serão selecionados até dez projetos, que receberão entre R$ 200 mil e R$ 700 mil cada, a serem distribuídos ao longo de três anos, com possibilidade de renovação.

Os proponentes devem ter vínculo permanente com alguma instituição de pesquisa no Brasil e ter concluído o doutorado entre 1º de janeiro de 2014 e 31 de dezembro de 2019.

O prazo é estendido em até dois anos para mulheres com filhos.

Processo de seleção será realizado em duas etapas

Na primeira fase da seleção, os candidatos devem enviar uma pré-proposta, que será avaliada pelos revisores internacionais. Os candidatos também devem indicar pelo menos dois artigos de impacto em que foram autores principais.

Na segunda etapa, os pré-selecionados serão chamados para submeter a proposta completa e apresentar uma descrição detalhada do projeto científico, do orçamento, da equipe, da sua rede de colaboração atual e as estratégias para expansão dessa rede. A etapa final inclui uma entrevista em inglês com os proponentes.

Após selecionados, os cientistas também poderão acessar voluntariamente, na forma de bônus, recursos adicionais destinados especificamente à integração e formação de pessoas de grupos sub-representados nas equipes de pesquisa.

O modo de implementação do bônus da diversidade será trabalhado com cada um dos pesquisadores.

🔊 Com informações do Serrapilheira.