A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Comissão Fulbright divulgaram nesta segunda-feira (5) o Edital nº 5/2021, do Programa Capes/Fulbright de Doutorado Pleno nos Estados Unidos (EUA).

O documento traz as diretrizes para duas chamadas com a oferta de até dez bolsas em cada. Uma delas vai atender a estudantes brasileiros das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), Saúde e Ciências da Vida.

As inscrições para a primeira chamada podem ser feitas até o dia 17 de maio e os resultados preliminares serão divulgados até o dia 2 de julho.

As bolsas terão duração de até seis anos e serão financiadas pela Capes, a Fulbright e as universidades americanas. Cada bolsista será apoiado financeiramente pela Capes e pela Fulbright com o valor anual de até US$ 55 mil.

Em outubro começa o processo seletivo das universidades americanas, cujo resultado será anunciado até 15 de abril de 2022. As atividades dos bolsistas devem se iniciar entre agosto e dezembro de 2022.

Programa visa a incentivar parcerias e formação de líderes em pesquisa

Segundo a coordenação, o Capes/Fulbright incentiva a formação de líderes que possam contribuir para a pesquisa brasileira e mundial, fortalecer as áreas do conhecimento em consolidação no Brasil e ampliar o nível de colaboração e de publicações conjuntas entre pesquisadores.

O programa também amplia o acesso de pesquisadores brasileiros a universidades de excelência dos Estados Unidos e proporciona maior visibilidade internacional à produção científica, tecnológica e cultural do país.

🔊 Com informações da Capes.
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *