Ilustração: Freepik

Pesquisadores das áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes têm até as 17 horas do dia 31 de março para se inscrever no Programa Capes-Fulbright, lançado nesta terça-feira (25).

Por meio do Edital 3/2022, o programa pretende conceder até dez bolsas de doutorado nos Estados Unidos com valores anuais de até 55 mil dólares e duração máxima de seis anos.

O edital e demais documentos podem ser acessados aqui. A inscrição deve ser feita pelo sistema de inscrições da Capes.

Para concorrer, é preciso ter nacionalidade brasileira (não estadunidense), morar no Brasil durante a seleção, ter no mínimo diploma de bacharelado e não acumular bolsa ou benefício financeiro de qualquer natureza.

Seleção inclui processo de admissão em universidade dos EUA

De acordo com o edital, a análise das candidaturas ocorrerá conforme critérios e normas internos da Capes e da Fulbright, e abrange seis etapas: análise técnica, análise de mérito, priorização das candidaturas, entrevista, processo seletivo nos EUA e identificação da universidade, e decisão final, da qual não cabe recurso.

O resultado preliminar está previsto para 31 de maio e a realização de entrevistas de 4 a 15 de julho. O resultado de admissão nas universidades americanas está previsto para 15 de abril de 2023. O início das atividades deve se dar entre agosto e dezembro.

O programa é realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em cooperação com a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Comissão Fulbright).

Segundo a Capes, o objetivo é aumentar a visibilidade internacional à produção científica, tecnológica e cultural brasileira, além de oportunizar formação profissional nos Estados Unidos.

🔊 Com informações da Capes.
Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.