Site/aplicativo Talentos Capes visa empregabilidade de pesquisadores formados no exterior Lançado neste mês, ferramenta tem o objetivo de apresentar ex-bolsistas da Capes com formação no exterior a possíveis empresas empregadoras

Ilustração: vectorjuice/freepik

O aplicativo Talentos Capes, lançado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no último dia 4 com o objetivo de aproximar ex-bolsistas com formação no exterior e empregadores no Brasil, já encontra adeptos entre os pesquisadores. Segundo a fundação, até a última sexta-feira (22), havia 293 usuários acessando o app por dispositivos Android e 37 em iOS.

Ainda segundo a Capes, a estratégia com o aplicativo é apresentar às empresas um conjunto de dados a respeito do trabalho desenvolvido no exterior. O cadastro é feito pelo ex-bolsista de mestrado e doutorado pleno financiados pela Capes, que edita seu perfil acadêmico e profissional, assim como os contatos, a qualquer momento. A plataforma permite a pesquisa por título, área, palavra-chave e país, além de possibilitar a publicação do link de acesso ao currículo Lattes e ao Orcid.

Facilitar internacionalização está entre os objetivos da ferramenta

Para empresas, organizações e comunidade acadêmica a ferramenta permite busca de acordo com vagas e perfis. A ferramenta ainda pretende dar visibilidade a potenciais candidatos a pesquisadores e professores-visitantes e, ainda, facilitar parcerias e cooperações com outros países, colaborando para o preenchimento das bolsas em editais da Capes do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt).

O aplicativo está disponível na Google Play Store para equipamentos com sistema Android (o tamanho do app é de 7,3 MB), na App Store, para iOS (29,2 MB), e na versão web.

As permissões necessárias para uso dos aplicativos no celular podem ser consultadas nos respectivos links. Dúvidas podem ser direcionadas ao desenvolvedor pelo e-mail faleconosco@capes.gov.br.

🔊 Com informações da CCS/Capes.
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *