Ilustração: Freepik

O Programa Conjunto de Bolsas de Doutorado na Alemanha Capes/Daad, fruto da parceria do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Daad) com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), oferece três modalidades para os interessados em realizar essa etapa da carreira acadêmica na Alemanha: Doutorado Pleno, Doutorado Sanduíche e Doutorado Sanduíche com Cotutela. O Daad oferece, ainda, uma quarta modalidade: Doutorado Sanduíche Curto.

O novo edital (11/2021) foi lançado e pode ser acessado aqui. Os interessados devem se candidatar até as 17 horas do dia 30 de setembro (horário oficial de Brasília).

Segundo o Daad, serão concedidas até 45 bolsas de doutorado na Alemanha nas diferentes modalidades, das quais 35 pelo serviço e dez pela Capes.

Todos os detalhes da chamada estão disponíveis na página do programa no site da Capes, em que se encontram também o calendário e os anexos do edital. O projeto de pesquisa deve ser apresentado seguindo este modelo.

Cronograma prevê divulgação de resultados até fevereiro

Segundo o edital, o objetivo do programa é formar docentes e pesquisadores de alto nível e consolidar a cooperação cientifica entre os dois países, em todas as áreas de conhecimento.

Este documento em português resume os requisitos, benefícios para os bolsistas do Daad e a documentação exigida no processo de candidatura. Além de apresentar projeto de pesquisa científica, é preciso confirmar orientação científica na Alemanha.

Mais informações sobre cada modalidade oferecida pelo Daad podem ser verificadas nos seguintes links:

  • Doutorado Pleno (Doctoral Programmes in Germany) | Link
  • Doutorado Sanduíche ou Doutorado Sanduíche com Cotutela – (Bi-nationally Supervised Doctoral Degrees / Cotutelle) | Link
  • Doutorado Sanduíche Curto (One-Year Grants for Doctoral Candidates) | Link

A previsão é de que os resultados sejam divulgados até fevereiro de 2022.

O Daad recomenda aos candidatos que assistam ao webinário disponibilizado neste link, para mais informações.

🔊 Com informações do Daad.
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *