Ilustração: Freepik

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) lançou edital de chamamento público para prospecção de projeto de kits de diagnóstico rápido para detecção da covid-19 e de doenças tropicais negligenciadas, a fim de abastecer o mercado público de saúde brasileiro. Dentre as doenças estão dengue, chikungunya, raiva e leishmaniose.

O requisito principal é que o produto seja inovador e possa ser produzido em plataforma tecnológica única, ou seja, que por meio de investimento único seja possível a fabricação de diferentes produtos. O documento está disponível no site do Tecpar, em “Chamamento Público” e, depois, “2021”.

Para participar do chamamento público os interessados deverão protocolar suas propostas e documentação no endereço e data estipulados. O prazo final para o envio das propostas é 6 de outubro.

Com o edital, o Tecpar busca selecionar a melhor proposta que contemple diagnósticos, triagem e monitoramento do tipo Point of Care Testing (POCT).

São as testagens rápidas, realizadas em pontos de atendimento como consultórios médicos, farmácias, hospitais, pronto atendimento, home care e laboratórios, entre outros locais próximos ao paciente.

Selecionados terão grau de maturidade avaliados em segunda etapa

Os projetos apresentados passarão primeiramente por análise de mérito e os aprovados seguirão para classificação onde serão avaliados conforme seu grau de maturidade de desenvolvimento da pesquisa. Para comprovar o nível de maturidade exigido no edital, o interessado deve apresentar o protótipo já finalizado (desenvolvido e validado em laboratório) e pronto para iniciar as fases de validação clínica.

Na etapa final do desenvolvimento, o Tecpar participará ativamente por meio da avaliação dos requisitos para validação clínica ou teste de desempenho para aprovação regulatória e registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

As próximas fases do projeto de pesquisa e desenvolvimento necessárias para atingir o mercado serão avaliadas após a validação e registro do produto.

O Tecpar é um centro de referência de tecnologias estratégicas para SUS, dentro da política do Complexo Econômico-Industrial da Saúde do Ministério da Saúde. Segundo o instituto, o programa em questão tem por objetivo apoiar a política de saúde brasileira e promover o desenvolvimento sustentável nacional.

📢 Com informações do Tecpar
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *