Lançado neste ano pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), o Prêmio Jabuti Acadêmico contemplará obras das áreas científicas, técnicas e profissionais em dois eixos: Ciência e Cultura, e Prêmios Especiais, que são dividas em categorias por área de conhecimento.

As inscrições estão abertas até as 18 horas de 19 de março no site do prêmio. Segundo a CBL, as realizadas até 28 de fevereiro terão preço especial.

Para concorrer, as obras devem ter autores residentes no Brasil e terem sido publicadas em primeira edição entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2023.

Os autores premiados em cada categoria receberão a estatueta em cerimônia especial, além de um prêmio de R$ 5 mil. As editoras recebem estatueta do Jabuti.

O curador do prêmio é o professor Marcelo Knobel, físico e ex-reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A premiação tem um conselho curador composto por Carlos Benedito de Campos Martins, Gislene Aparecida dos Santos, João Carlos Salles Pires da Silva, Maria Paula Cruz Schneider, Poli Mara Spritzer e Virginia Sampaio Teixeira Ciminelli.

A nova premiação conta com o apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Eixos da premiação comportam total de 29 categorias

O eixo Ciência e Cultura abrange 27 categorias, são elas: Ciência de Alimentos e Nutrição; Ciências Agrárias e Ambientais; Medicina Veterinária, Zootecnia e Recursos Pesqueiros; Ciências Biológicas, Biodiversidade e Biotecnologia; Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional; Enfermagem, Farmácia, Saúde Coletiva e Serviço Social; Medicina; Odontologia; História e Arqueologia; Antropologia, Sociologia, Demografia, Ciência Política e Relações Internacionais; Educação e Ensino; e Filosofia.

Completam este eixo as categorias de Ciências Religiosas e Teologia; Geografia e Geociências; Psicologia e Psicanálise; Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo; Arquitetura, Urbanismo, Design e Planejamento Urbano e Regional; Comunicação e Informação; Direito; Economia; Artes; Letras, Linguística e Estudos Literários; Astronomia e Física; Ciência da Computação; Matemática, Probabilidade e Estatística; Química e Materiais, e Engenharias.

No eixo Prêmios Especiais, serão avaliadas obras em mais duas categorias: Divulgação Científica e Ilustração.

Assim como no Prêmio Jabuti Literário, o Prêmio Jabuti Acadêmico terá um momento reservado a homenagens. Serão reconhecidos a Personalidade Acadêmica e Livro Acadêmico Clássico.

No primeiro caso, a escolha será feita pela CBL e pela curadoria.

No segundo caso, do Livro Acadêmico Clássico, uma consulta pública para indicação das obras e será aberta a partir de 30 de janeiro, por um prazo de 30 dias. O nome final será escolhido pela Diretoria da CBL e curadoria.

O Livro Acadêmico Clássico contempla obras atemporais, que se mantenham relevantes e que tenham lugar cativo na memória de estudantes de diferentes segmentos.

Com informações da CBL