PIPC: Capes e DFG prorrogam prazo para envio de propostas de pesquisa colaborativa com alemães Inscrições podem ser feitas até 11 de fevereiro. Serão selecionados até cinco projetos conjuntos de pesquisa nas áreas de engenharia (digitalização avançada e indústria 4.0) e química
Ilustração: jcomp/Freepik

O Programa de Iniciativa de Pesquisa Colaborativa (PIPC) teve prorrogado o prazo de envio de propostas, que agora vai até 11 de fevereiro.

A iniciativa é organizada pela Capes e pela Deutsche Forschungsgemeinschaft (DFG), agência de fomento à pesquisa alemã. As informações do Edital 15/2021 estão disponíveis aqui. As alterações no cronograma podem ser consultadas aqui.

Serão selecionados até cinco projetos conjuntos de pesquisa nas áreas de engenharia (digitalização avançada e indústria 4.0) e química, mediante decisão conjunta entre as agências financiadoras.

As propostas devem ter caráter institucional e envolver ao menos uma instituição em cada país, sendo que os projetos no Brasil poderão ter até duas instituições associadas, além da principal.

As instituições-sede dos projetos que ainda não fazem parte do Sistema de Inscrições da Capes têm até o dia 4 de fevereiro para viabilizar isso.

Objetivo é aproximar projetos de pesquisa em áreas estratégicas

Além da manutenção dos projetos, o edital prevê financiamento de bolsas e missões de trabalho para doutores.

Segundo a Capes, o programa visa aprofundar a cooperação acadêmica entre instituições de ensino superior e centros de pesquisa brasileiros e alemães, viabilizando a cooperação, contribuindo para a mobilidade de professores, pesquisadores e estudantes de pós- graduação, apoiando projetos conjuntos de pesquisa e incentivando a criação de redes de pesquisa.

🔊 Com informações da Capes.
Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *