Meninas nas Exatas recebe inscrições gratuitas para edição on-line, marcada para 10 a 15/2 Evento de extensão da UFPR que busca envolver meninas no campo das Ciências Exatas oferecerá atividades para serem feitas pela internet, além de palestras de pesquisadoras no dia 11 de fevereiro, Dia Internacional das Mulheres e Meninas nas Ciências

<span class=Meninas nas Exatas recebe inscrições gratuitas para edição on-line, marcada para 10 a 15/2 Evento de extensão da UFPR que busca envolver meninas no campo das Ciências Exatas oferecerá atividades para serem feitas pela internet, além de palestras de pesquisadoras no dia 11 de fevereiro, Dia Internacional das Mulheres e Meninas nas Ciências" title="Meninas nas Exatas recebe inscrições gratuitas para edição on-line, marcada para 10 a 15/2 Evento de extensão da UFPR que busca envolver meninas no campo das Ciências Exatas oferecerá atividades para serem feitas pela internet, além de palestras de pesquisadoras no dia 11 de fevereiro, Dia Internacional das Mulheres e Meninas nas Ciências" decoding="async" fetchpriority="high" srcset="https://ciencia.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2021/01/menininha-1.jpg 1920w, https://ciencia.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2021/01/menininha-1-300x169.jpg 300w, https://ciencia.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2021/01/menininha-1-1024x576.jpg 1024w, https://ciencia.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2021/01/menininha-1-768x432.jpg 768w, https://ciencia.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2021/01/menininha-1-1536x864.jpg 1536w" sizes="(max-width: 1920px) 100vw, 1920px" />
Meninas nas Exatas, evento do Setor de Ciências Exatas da UFPR, busca incentivar meninas a gostarem e a seguirem carreira nesse campo científico. Ilustração: Divulgação

A edição 2021 do evento “Meninas nas Exatas: por elas, para todos”, agendado para ocorrer on-line de 10 a 15 de fevereiro, terá um dia de programação ao vivo e, os outros, de atividades instigantes para meninas.

Atividades e palestras trarão temas que envolvem Ciências Exatas e questões de gênero e são adequados para todas as idades e gêneros

Realizado desde 2019 pelo projeto de extensão do Setor de Ciências Exatas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o evento tem a meta de atrair meninas para o universo das Ciências Exatas com o apoio de cientistas desse campo, com propósitos educacional e profissional.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link, onde também pode ser consultada a programação completa.

Segundo a organização do Meninas nas Exatas, os temas envolvem Ciências Exatas e questões de gênero e são adequados para todas as idades e gêneros.

Programação lúdica e informativa aproxima jovens das Ciências Exatas

As atividades podem ser realizadas durante todo o período de evento e visam a despertar o interesse sobre Física, Química, Informática e Matemática. Um exemplo de atividade é a oficina de programação de jogos em Scratch, plataforma on-line gratuita.

Há ainda jogos com ilusão de ótica, atividades investigativas em matemática e experimentos de química e de física, bem como atividades inclusivas, voltadas a pessoas com deficiência.

Outra atração é o conteúdo audiovisual. Um destaque é o podcast dos projetos aprovados no Edital do CNPq Meninas nas Ciências Exatas e os livros de passatempos “Mulheres Cientistas: Coronavírus” e “Cientistas Negras: Brasileiras, Vol 1“.

Falas de cientistas aproximam meninas das Ciências Exatas

O dia 11 será o de programação ao vivo, para marcar o Dia Internacional das Mulheres e Meninas nas Ciências.

A palestra de abertura será com a professora e pesquisadora Bárbara Carine Pinheiro, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ela trará uma reflexão sobre descolonização sob a perspectiva das cientistas negras nas Ciências Exatas e na Tecnologia.

Em seguida, está programada uma mesa redonda sobre “Mulheres na Ciência: Panorama e Futuro” com a participação das pesquisadoras Christina Brech (USP), Juliana Paula da Silva (UFSC), Maria Cristina Elyote Marques Santos (UnEB) e Rita de Cássia dos Anjos (UFPR).

A palestra de encerramento será com Marcia Cristina Bernardes Barbosa (UFRGS), física renomada e uma das grandes referências em questões de gênero na área de Exatas.

SERVIÇO
Evento “Meninas nas Exatas: por elas para todos”
Quando: 11 de fevereiro, das 9 às 22 horas
Onde: pela internet, no site do evento e nas redes sociais.

Site: www.meninasnasexatas.wordpress.com

Facebook: @meninasexatasufpr

Instagram: @meninasexatasufpr

Inscrições: www.even3.com.br/meninasnasexatas2021

Dúvidas e pedidos de informação devem ser encaminhados ao e-mail meninasnasexatas.ufpr@gmail.com.

🔊 Com informações do projeto Meninas nas Exatas.
Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *