Já está disponível para consulta e inscrições a nova chamada do programa do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Daad) de bolsas de doutorado na Alemanha.

O programa oferece três modalidades para os interessados em realizar essa etapa da carreira acadêmica na Alemanha: Doutorado Pleno, Doutorado Sanduíche/Doutorado Sanduíche com Cotutela e Doutorado Sanduíche Curto. Cada modalidade tem um edital respectivo.

Interessados poderão se candidatar até 14 de novembro. Os selecionados poderão receber a sua bolsa a partir de outubro de 2024.

Confira os benefícios completos e outras informações em cada edital nos links abaixo:

• Doutorado Pleno (Doctoral Programmes in Germany) | Link
  • Doutorado Sanduíche ou Doutorado Sanduíche com Cotutela – (Bi-nationally Supervised Doctoral Degrees / Cotutelle) | Link
  • Doutorado Sanduíche Curto (One-Year Grants for Doctoral Candidates) | Link

Os principais benefícios são: bolsa mensal de 1,2 mil euros; seguro de saúde; auxílio para passagem aérea; e subsídio único para pesquisa (einmalige Forschungsbeihilfe).

Já os benefícios extras, que não se aplicam a todas as bolsas, são os seguintes: auxílio para curso preparatório de língua alemã; auxílio de aluguel para cidades de alto custo; e auxílio para membro da família.

Nível de idioma depende de área do conhecimento

O nível de idioma exigido depende dos planos de estudo e da área de pesquisa do candidato ou da candidata. Por exemplo, nas áreas de artes, ciências sociais e direito, geralmente se espera pelo menos um bom conhecimento de alemão.

Para as ciências naturais e engenharia, a comprovação de bons conhecimentos de inglês também pode ser aceita se o inglês for falado na instituição anfitriã.

Para se informar sobre os requisitos de idioma que devem ser cumpridos, entre em contato com a universidade anfitriã escolhida com antecedência.

Indicamos também a leitura do documento da central do Daad Important Scholarship Information (Section A, Point 9 e Section D, Point 5) para se informar com mais detalhes sobre a questão da proficiência de idiomas.

A Carta de Aceite (Betreuungszusage) da instituição anfitriã deve incluir a informação sobre o idioma de trabalho falado na instituição (entre outras informações).

Saiba mais sobre isso também no documento Important Scholarship Information (Section C, Point 3).

Avisos importantes para a candidatura

Os candidatos não podem ter obtido o último título acadêmico há mais de seis anos no momento da candidatura, considerando o prazo final de 14 de novembro.

A inscrição não será considerada se o candidato ou a candidata estiver residindo há mais de 15 meses na Alemanha também no momento de se candidatar à bolsa.

O portal do Daad Brasil fecha à meia-noite do último dia de inscrição (14 de novembro) considerando o fuso horário na Alemanha (CET ou CEST).

Sobre o Daad

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Daad) informa ser uma organização de fomento ao intercâmbio de estudantes, professores e pesquisadores. Trata-se da maior instituição de financiamento de mobilidade acadêmica e científica.

Trata-se de uma associação sem fins lucrativos constituída por 241 instituições de ensino superior e 104 representações estudantis da Alemanha.

ℹ️ Informações do Daad Brasil