O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), localizado em Campinas (SP), abriu inscrições para a 32ª edição do Programa Bolsas de Verão (PBV), sua escola de verão que incentiva estudantes de graduação a ingressarem nas carreiras científicas e tecnológicas da área.
O prazo de inscrição é até o próximo dia 23 de setembro. O período do programa será entre 8 de janeiro e 26 de fevereiro de 2025.
O CNPEM é uma organização privada sem fins lucrativos que atua sob a supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O centro opera quatro laboratórios nacionais (Luz Síncrotron, Biociências. Biorrenováveis e Nanotecnologia) e é o berço do Projeto Sirius, uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo.
Podem participar do PBV do CNPEM estudantes matriculados em cursos de graduação universitária das áreas de Ciências Exatas e da Terra (incluindo Engenharias e Tecnologias); Ciências Biológicas; e da Saúde, de universidades brasileiras e também de países da América Latina e Caribe.
O programa oferece passagens, hospedagem, alimentação, ajuda financeira e orientação individualizada, entre outros benefícios. Em troca, os selecionados participam das atividades, que incluem visitações, palestras, apresentação de seminário final e entrega do relatório final.
Realizado desde 1992, o programa já recebeu mais de 450 estudantes. Segundo o CNPEM, o objetivo é difundir ciência e estimular jovens estudantes a seguirem carreiras científicas e de desenvolvimento tecnológico.