O curso Pré-Pós da Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (Sipad) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com inscrições para a sua seleção abertas até o dia 11 de fevereiro.
O edital está disponível neste link, juntamente com os acessos para formulários e demais endereços de envio de documentação.
O objetivo do curso, que é gratuito e está na sua sétima edição, é viabilizar a existência de condições equânimes para interessados e interessadas em realizar um curso de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).
Com aulas e atividades discursivas, além de orientações personalizadas e tutoria, o curso de extensão prevê orientação para elaboração de projeto de pesquisa.
O curso de 179 horas será realizado de 1º de abril a 31 de julho em formato remoto, via plataforma digital UFPR Virtual.
Candidatos devem pertencer a grupos étnicos e sociais em desvantagem no mundo acadêmico
Como o foco do Pré-Pós é favorecer minorias sociais, os candidatos precisam pertencer a um ou mais das seguintes comunidades: quilombola, comunidades tradicionais e povos do campo; indígena; de pessoas com deficiência, surda; migrante ou refugiada; negra; LGBTQIAPN+; bolsista ou cotista na graduação; baixa renda; mulher; ou maior de 50 anos.
Para se inscrever, os interessados — brasileiros e estrangeiros portadores de RNE/ CRNM — devem ter diploma de graduação ou estar no último ano de curso superior; ou certificado de mestrado ou de ata de defesa.