Estão abertas até o dia 10 de maio as inscrições para o programa Para Mulheres na Ciência, que este ano chega a sua 16ª edição no Brasil, reforçando a importância da inclusão com a ampliação do prazo de conclusão do doutorado para cientistas que são mães.

Em 16 anos, edição brasileira do programa reconheceu e incentivou 103 cientistas

Realizado no Brasil pela L´Oréal, em parceria com a Unesco no Brasil e a Academia Brasileira de Ciências (ABC), o prêmio informa ter como objetivo promover e reconhecer a participação da mulher na ciência, favorecendo o equilíbrio dos gêneros no cenário brasileiro.

Todo ano, na edição local, sete jovens pesquisadoras das áreas de Ciências da Vida, Ciências Físicas, Ciências Químicas e Matemática são contempladas com uma bolsa-auxílio de R$ 50 mil cada, para dar prosseguimento aos seus estudos.

O regulamento completo e mais informações sobre o programa estão disponíveis no site do programa.

Prazo de conclusão de doutorado será maior para cientistas com filhos

Para participar, é necessário que a candidata tenha concluído o doutorado a partir de 1º de janeiro de 2014, sendo que, para mulheres com um filho, o prazo se estende por mais um ano e, para quem tem dois ou mais filhos, o prazo adicional será de dois anos.

Além disso, a cientista deve ter residência estável no Brasil, desenvolver projetos de pesquisa em instituições nacionais, entre outros requisitos.

Em 16 anos, o programa Para Mulheres na Ciência já reconheceu e incentivou 103 cientistas brasileiras, premiando a relevância dos seus trabalhos, com a distribuição mais de R$ 4,3 milhões em bolsas-auxílio.

Em 2015, a L’Oréal divulgou pesquisa com o instituto inglês Kite Insights, visando entender os obstáculos que as cientistas encontram. Os desafios da vida pessoal foram apontados como os principais em suas carreiras. Na pesquisa, 61% informaram que as responsabilidades profissionais fora da pesquisa são as maiores dificuldades. Além disso, 86% acham que ter filhos impacta na carreira da mulher no meio científico e 77% afirmou que precisou tomar decisões difíceis relacionadas aos filhos – se teriam, quantos e quando seria possível – para acomodar suas carreiras.

🔊 Com informações da Assessoria de Comunicação L’Oréal Brasil.