Últimos dias para participar da seleção 25 Mulheres na Ciência – América Latina

A 3M lançou a 3ª edição do programa 25 Mulheres na Ciência, os interessados devem acessar o site da iniciativa para se inscrever. Os projetos selecionados receberão suporte da empresa, especialmente na área de comunicação.

Segundo os organizadores, o objetivo do programa é dar visibilidade e amplificar às histórias e projetos mais inspiradores para as novas gerações de mulheres que, de acordo com os resultados do SOSI (Índice do Estado da Ciência) tendem a ser pouco incentivadas no desenvolvimento educacional baseado na filosofia STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Neste sentido, as candidatas e projetos que serão relevantes são aqueles que, devido às suas características, resolvem e melhoram aspectos concretos na América Latina de forma direta ou indireta.

Requisitos para participar

1. Ser mulher, maior de idade, nascida, educada e/ou residente em um país latino-americano.

2. Ser autora ou ter participado na liderança de pelo menos um projeto com no mínimo um protótipo/piloto de teste da ideia de inovação científica baseada nas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). É essencial ter  documentação que valide a propriedade intelectual e/ou a fé institucional da participação no projeto com o qual você está se candidatando.

3. Para serem consideradas nesta lista, suas carreiras e/ou projetos devem se encaixar numa das categorias seguintes:

• Ciências da Natureza: Estudos relacionados à vida das plantas. Agricultura, agronomia, horticultura, silvicultura, taxonomia, fisiologia vegetal, genética vegetal, hidroponia etc.

• Ciências Biológicas: Estudos relacionados à vida dos animais. Ornitologia, Ictiologia, herpetologia, entomologia, fisiologia celular, ritmos circadianos, citologia, neurofisiologia etc.

• Bioquímica: Química dos processos dos seres vivos e estudos para compreender a vida a nível celular e molecular. Mecanismos de biologia molecular e genética, enzimas, fotossíntese, química do sangue, química de proteínas, química de alimentos etc.

• Biologia computacional e bioinformática: Estudos focados na disciplina e nas técnicas da informática em relação aos sistemas
biológicos. Inclui o desenvolvimento e a aplicação de métodos de análise de dados e metodologia teórica, modelagem matemática e simulação computacional para o estudo de sistemas biológicos em todos os níveis.

• Ciência Informática/Computacional: Estudo e desenvolvimento de hardware, engenharia de software, redes de comunicação e internet, computação gráfica, simulação/realidade virtual, criptologia etc.

• Ciências Ambientais: Estudo da ecologia, sustentabilidade, clima e impactos humanos, incluindo a poluição ambiental e seu controle ou remediação.

• Ciências da Terra e Planetárias: Geologia, mineralogia, fisiografia, hidrologia, meteorologia, oceanografia, vulcanologia,
geomagnetismo, sismologia etc.

• Genômicas: Estudos sobre a natureza do DNA e estudos de sequenciamento, análise filogenética do DNA e outras biomoléculas, análise do genoma, evolução molecular etc.

• Ciência de Materiais: A estrutura, propriedades de engenharia, processamento e uso inovador de metais/ligas, polímeros, cerâmica, vidros, materiais eletrônicos, materiais biomédicos, compósitos e outros materiais inovadores que variam de escalas atômicas a macroscópicas.

• Matemáticas: Desenvolvimento de sistemas lógicos formais ou cálculos numéricos ou algébricos e a aplicação destes princípios – cálculo, geometria, álgebra abstrata, teoria dos números, estatística, análise complexa, probabilidade etc.

• Medicina e Ciências da Saúde: Estudo das doenças e da saúde humana e animal. Farmacologia, fisiologia, patologia, oftalmologia, oncologia, cardiologia, endocrinologia, dermatologia, nutrição etc.

• Neurociência: Estudo da base neural dos processos cognitivos, incluindo aprendizagem e memória, linguagem e pensamento,
percepção, atenção e efeito. Investiga o cérebro humano desde a organização em larga escala dos sistemas cerebrais até a
composição e processos neuroquímicos a nível microscópico.

• Engenharia: Tecnologia; projetos que aplicam diretamente princípios científicos a usos práticos. Civil, mecânico, aeronáutico, químico, elétrico, eletrônico, áudio, automotivo, marítimo, aquecimento ou resfriamento, transporte, engenharia ambiental etc.

• Química: Estudo da natureza e composição da matéria e das leis que a regem. Físico-química, química orgânica (exceto bioquímica), química inorgânica, plásticos, combustíveis, pesticidas, metalurgia, química do solo etc.