SBPC abre inscrições para o 6º Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher Edição é dedicada à categoria “Meninas na Ciência”, para estudantes do Ensino Médio e da Graduação. Indicações até 31 de outubro

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lançou o edital com as regras para a 6ª edição do Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher, dedicado à categoria “Meninas na Ciência”.

Desde 2019, a entidade já premiou 22 cientistas, em diferentes categorias. A deste ano é “Meninas na Ciência”, voltada às estudantes do Ensino Médio e Graduação que desejam seguir carreira científica.

Segundo a SBPC, o objetivo é reconhecer jovens cujas pesquisas de iniciação científica demonstrem criatividade, rigor metodológico e potencial para contribuir com o futuro da ciência no país.

Nesta edição, serão selecionadas seis vencedoras: três alunas do Ensino Médio e três da Graduação, distribuídas entre as três grandes áreas do conhecimento (Humanidades; Biológicas e Saúde; e Engenharias, Exatas e Ciências da Terra).

As regras de participação estão disponíveis no edital do prêmio.

Na última edição dedicada à categoria, em 2022, a SBPC recebeu 446 indicações. A expectativa é de que a participação aumente neste ano.

Candidatas devem ser indicadas por atuação na escola, universidade ou eventos científicos

As inscrições para o prêmio estarão abertas até 31 de outubro, por meio de formulário on-line. As candidatas devem ser indicadas por professores, orientadores, coordenadores de escola ou organizadores de olimpíadas e feiras científicas nacionais.

As vencedoras serão anunciadas até 20 de janeiro de 2025. A cerimônia de premiação acontecerá em 11 de fevereiro de 2025, em celebração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, em um evento especial transmitido ao vivo pelo canal da SBPC no YouTube.

As ganhadoras recebem troféu e terão a chance de apresentar seus trabalhos na 77ª Reunião Anual da SBPC, em julho de 2025. Além disso, participarão de mentoria exclusiva com pesquisadores renomados.

Para mais informações, visite o site da SBPC ou entre em contato pelo e-mail premiocarolinabori@sbpcnet.org.br.

Com informações do Jornal da Ciência, da SBPC