O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) está com chamadas públicas abertas para cinco projetos do Programa de Mobilização de Pesquisadores (Promob), também chamado de Programa de Mobilização da Competência Nacional para Estudos sobre o Desenvolvimento.
As datas limites de inscrição para as bolsas variam de acordo com o projeto (cada um tem seu edital). A mais próxima é 31 de dezembro e, a mais distante, 8 de janeiro.
Os projetos com chamadas em aberto são os seguintes:
- “Conexões negras: enfrentamento das desigualdades raciais no ambiente de trabalho” – 1 bolsa Doutor (Ciências Humanas ou Ciências Sociais Aplicadas)
- “Cidades médias do Brasil: competitividade, governança e inovação” – 1 bolsa de Incentivo à Pesquisa I (Economia ou Estatística)
- “Avaliação do Programa de Aquisição de Alimentos” – 3 bolsas de Incentivo à Pesquisa I (Economia, Avaliação de Políticas, Políticas Públicas, Ciência Política, Administração ou áreas afins)
- “Núcleo de Estatísticos da Dimac (Nemac)” – 1 bolsa de Incentivo à Pesquisa II (Estatística)
- “Apoio à formulação, à implementação, ao monitoramento e à avaliação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU)” – 2 bolsas Assistente de Pesquisa III (mestre) e 1 Doutor (Geografia)
De acordo com o Ipea, os candidatos vaga nos projetos do Promob são selecionados com base na análise de currículo, tanto profissional quanto acadêmico.
A orientação é que os currículos sejam adaptados aos formatos exigidos na chamada, indicando na ficha link para o currículo Lattes.
Vagas sediadas em Brasília ou Rio de Janeiro
As vagas podem ser localizadas na sede do Ipea, em Brasília, ou na unidade do instituto no Rio de Janeiro. A informação consta no requisito do candidato.
As bolsas do Ipea não podem ser acumuladas com outras bolsas públicas. A opção para quem já é bolsista é suspender a bolsa já existente (caso de bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPq) ou cancelá-la.