Sugira pautas

O propósito da Revista Ciência UFPR é divulgar para a sociedade a produção de ciência, desenvolvimento e tecnologia que tem espaço na Universidade Federal do Paraná (UFPR), seja por abordagem ou por produção, em qualquer área de conhecimento (consulte a nossa “Política editorial“).

Para isso, pautamos e replicamos o conteúdo jornalístico produzido na Superintendência de Comunicação (Sucom) da UFPR, em Curitiba, da qual fazemos parte também na cobertura dos assuntos da universidade.

Recebemos sugestões de pauta para a revista e para o Portal da UFPR em fluxo contínuo. E contamos com a ajuda da comunidade acadêmica para nos mantermos atualizados sobre a produção científica da universidade.

Veja abaixo como colaborar com a Ciência UFPR transformando sua pesquisa em conteúdo jornalístico ou de divulgação científica.

Critérios

Os principais critérios para o aceite das pautas são: tratar-se de assunto de interesse público e social; e que agrega ao fortalecimento da cultura científica, especialmente no Brasil, por meio da divulgação científica.

Nesse contexto, é interessante — mas não necessariamente excludente — que haja um gancho temporal para o tema, como aceite/publicação de artigos, defesas, obtenção de resultados (mesmo preliminares) e aprovação/conclusão de projetos.

Outro ponto essencial é a existência de trabalho publicado, de preferência com defesa em banca ou revisão de pares. Publicamos sobre trabalhos em versão pré-print somente se já tiverem aceite em revista científica.

Temos autonomia como valor de atuação, portanto a seleção de pautas/artigos e da abordagem dos conteúdos da Ciência UFPR é baseada unicamente em princípios técnicos e de relevância social.

Ponte com a Ciência

A editoria publica conteúdos de divulgação científica que são construídos em conjunto com cientistas da UFPR, em qualquer nível de pesquisa. Reunimos o que for necessário para contar a história: fotos, áudio, vídeos e infográficos.

Para participar: identifique seu vínculo com a instituição; mande texto básico em que fale sobre tema atinente à sua pesquisa; pense no interesse de um público mais popular, que esteja movido pela curiosidade; e tenha disposição para o diálogo.

Formulário (recurso em testes)

Se preferir, preencha o formulário abaixo. A ideia é que ele ajude na indicação da melhor seção para divulgação do conteúdo.

Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Vínculo com a UFPR

Editoria possível

Situação específica da pesquisa

Situação geral da pesquisa

Há imagens disponíveis para uso, sem embaraços de direito autoral?

Anexos (máx. 3MB cada)

Contatos

Tem sugestões de reportagens ou deseja divulgar sua pesquisa? Converse conosco pelos e-mails jornalismo.sucom@ufpr.br e/ou revistaciencia@ufpr.br.

Para o envio de artigos, favor acessar primeiramente os critérios em “Envie artigos“.