O prazo para inscrições do 34º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia se encerra na próxima quarta-feira (30).

A iniciativa é organizada e executada pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Segundo o governo estadual, a intenção é reconhecer e incentivar o desenvolvimento da pesquisa no Paraná, além de valorizar os profissionais e jovens talentos que, por meio de suas atividades, contribuem para o progresso do Estado.

O edital está disponível no site do prêmio.

Nesta edição os candidatos poderão concorrer nas áreas de Engenharias e Ciências Biológicas.  A cada ano duas áreas do conhecimento são contempladas, em sistema de rodízio.

As áreas estão em conformidade com a Tabela das Grandes Áreas de Conhecimento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e são classificadas da seguinte forma:

Engenharias:

Engenharia Civil, Engenharia de Minas, Engenharia de Materiais e Metalúrgica, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Sanitária, Engenharia de Produção, Engenharia Nuclear, Engenharia de Transportes, Engenharia Naval e Oceânica, Engenharia Aeroespacial e Engenharia Biomédica.

Ciências Biológicas:

Biologia Geral, Genética, Botânica, Zoologia, Ecologia, Morfologia, Fisiologia, Bioquímica, Biofísica, Farmacologia, Imunologia, Microbiologia e Parasitologia.

Prêmios em dinheiro vão de R$ 11 mil a R$ 34 mil, de acordo com a categoria

Podem concorrer ao prêmio pesquisador, pesquisador-extensionista, estudante de graduação, inventor independente e jornalista.

Além de certificados, os premiados também recebem uma quantia em dinheiro que varia de R$ 11 mil a R$ 34 mil, com base na categoria escolhida.

O julgamento dos trabalhos será feito por uma comissão composta por profissionais e pesquisadores vinculados a universidades e institutos de pesquisa de diferentes estados, exceto do Paraná, e que são referência em suas áreas de atuação.

A cerimônia para anunciar os vencedores será realizada até o dia 30 de novembro.

🔊 Com informações da AEN/PR.
Tags:

Comentários de

1. Olá, Vania, boa tarde. O edital do prêmio (http://premioseti.pr.gov.br/premioseti/como-participar/) traz explicações sobre cada uma das categorias (Categoria Profissional para um pesquisador e para um pesquisador-extensionista; Categoria Estudante de Curso de Graduação; Categoria Inventor Independente; e Categoria Jornalismo Científico). Até onde consta, não há menção à idade dos candidatos. Agradecemos a leitura e boa sorte!