Imagem: Christoph Bock/Wikimedia Commons

Desenvolvida a partir dos anos 90, a epigenética é a área da biologia que se dedica a entender como funcionam as “marcas epigenéticas”, que são as regras genéticas que não fazem parte da sequência do genoma (o DNA), mas também podem ser herdadas de geração para geração.

Essa área de conhecimento será o foco do “1º Curso de Epigenética Inter e Transgeracional: mecanismos, evolução, herança e reversibilidade“, organizado pelo Departamento de Genética da Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio do Programa de Pós-Graduação em Genética e do Laboratório de Genética Molecular Humana (LGMH).

As inscrições já estão abertas (acesse aqui). As aulas on-line começam no dia 31 de maio. A carga horária é de 40 horas. Os preços da inscrição variam de R$ 50,00 (estudantes de graduação) a R$ 700,00 (profissionais externos).

Conteúdo

De acordo com a organização, o curso pretende apresentar os mecanismos que estabelecem as marcas epigenéticas e a forma como elas são herdadas. Outro processo que será apresentado é o de apagamento das marcas epigenéticas, que ocorre devido a interações com o ambiente e está relacionado à suscetibilidade a doenças.

Além de uma etapa introdutória sobre epigenética, o curso é composto de dois blocos. O primeiro deles aborda mecanismos epigenéticos e, o segundo, como a epigenética atua na herança e na evolução.

SERVIÇO
“1º Curso de Epigenética Inter e Transgeracional: mecanismos, evolução, herança e reversibilidade” do Departamento de Genética da UFPR
Quando: a partir de 31 de maio, às segundas, terças e quintas-feiras, das 19 às 21 horas, e nos sábados, das 8 às 12 horas (carga horária de 40 horas)
Onde: on-line, pela plataforma Microsoft Teams